O que é uma Auditoria em Ponto de Venda?

O seu produto exposto no Ponto de Venda nem sempre é o suficiente para garantir suas vendas, e por conta disso as empresas se utilizam de diversas táticas de Trade para incrementar essas vendas, podendo incluir material de merchandising, promotores, demonstradores e similares. A auditoria realizada dentro do ponto de venda irá identificar como as ações de Trade estão sendo realizadas, além de levantar possíveis falhas e pontos de melhoria. Durante uma auditoria também é possível fazer uma análise das ações da concorrência. Essas informações irão dar uma vantagem competitiva permitindo estar sempre à frente dos concorrentes. Uma das formas mais utilizadas de Auditoria em PDV é o Cliente Oculto ou Comprador Misterioso, que entra na loja se passando por um cliente e durante a visita irá verificar se as ações estão sendo realizadas conforme o planejado.

Quando usar?

A Auditoria pode ser usada principalmente em 3 momentos: 1 – Antes de Iniciar alguma ação ou campanha promocional: Identificar a situação atual e levantar possíveis opções de ações que podem ser realizadas no PDV. 2 – Após a implementação de alguma ação ou campanha promocional: Verificar se os promotores, material de merchandising, técnicas de abordagem, exposição do produto e similares estão sendo empregados conforme briefing do Cliente. 3 – Periodicamente ou Pontualmente no Ponto de Venda: Identificar como seu produto está sendo exposto e oferecido ao comprador. A concorrência está realizando algum tipo de ação no Ponto de Venda.