Ações Promocionais e Campanhas de Incentivo

O QUE SÃO AÇÕES PROMOCIONAIS : são um conjunto de estratégias que visam construir uma marca, proporcionar vendas e fidelizar clientes por meio de ações de interação com seus públicos-alvo. Ou seja, são ações desencadeadas para levar até às pessoas os valores de uma empresa, fazê-la conhecida e reconhecida, gerar vendas para essa empresa e construir relacionamentos com os clientes e potenciais clientes.

As ações promocionais podem incluir Distribuição e apresentação de produtos e serviços, Campanhas de produtos e serviços em mercados, lojas, shoppings e afins, com degustação, distribuição de amostras grátis, brindes e materiais de divulgação. Essas ações têm como objetivo destacar a marca nos pontos de vendas e fazê-la mais conhecida do público.

 

OFERTAS :Liquidações, reembolsos, cupons de desconto e realização de concursos são uma porta de entrada para que os clientes iniciem um relacionamento mais próximo com a empresa, seguindo o caminho da fidelização

 

DEGUSTAÇÃO: É a disponibilização de um determinado produto alimentício para que o consumidor seja induzido a comprá-lo. Note que este é diferente do sampling, já que a experimentação acontece no local onde a venda é realizada.

 

DEMONSTRAÇÃO: Muito parecido com o promotor de vendas, o demonstrador tem como objetivo promover determinado produto mostrando seus atributos de forma prática, em funcionamento. Por exemplo, uma ação de sabão em pó, onde a promotora tira manchas de roupas na hora para que os clientes vejam.

 

CAMPANHA DE INCENTIVO : A campanha de incentivo é uma ação planejada e orientada para colaboradores, clientes, distribuidores, revendedores ou fornecedores, e tem por finalidade motivar algum tipo de comportamento que irá impulsionar a empresa a atingir seus objetivos. Para algum projeto ter sucesso é fundamental que as pessoas envolvidas estejam motivadas a realizar as atividades da melhor forma possível, para garantir uma força a mais ao projeto, comumente é utilizado campanhas de incentivo que irão manter o interesse e disposição das pessoas a realizar os procedimentos nos mais altos níveis de exigência.

 

PROGRAMAS DE PONTOS: distribuição de brindes e premiações para relacionamento duradouro com a empresa fazem parte desta estratégia, que visa manter o relacionamento com os clientes já conquistados e fidelizar os clientes recém-chegados.

 

 

MONTANDO UMA CAMPANHA DE INCENTIVO EM 6 PASSOS:

 

1 – Identificar os Objetivos da Empresa e os Objetivos da Campanha

2 – Criar Indicadores que irão medir o Sucesso da Campanha

3 – Definir Duração e Mecânica da Campanha

4 – Estabelecer Premiações e Recompensas

5 – Lançamento da Campanha comunicando os envolvidos

6 – Controlar Indicadores e Comunicar periodicamente os Resultados

 

QUANDO USAR?

COLABORADORES: Lançamentos de Produtos ou novos Processos, Melhorar a Produtividade, Incrementar Vendas, Aumentar o nível de Satisfação com a Empresa, Integrar Departamentos

 

CLIENTES: Aumentar a Quantidade de Pedidos, Expandir a base de Clientes Ativos, Criar e manter Relacionamento mais sólido com clientes, Aumentar a satisfação dos Clientes

 

DISTRIBUIDORES: Manter o nível de entrega elevado, Resolver problemas de ruptura , Revendedores: Aumentar as Vendas de sua Marca,

Criar fluxo de Pedido constante, Melhorar o Relacionamento com Revendedores

 

FORNECEDORES: Recebimento de Material dentro de Prazos acordados, Pedidos recebidos em conformidade com os solicitados, Reduzir tempo de recebimento de Material, Explorar contatos comerciais, Melhorar Relacionamento com Fornecedores